Palmas


Tem-se feito ouvir o coro das palmas à atuação de António Costa e do seu governo no combate à pandemia.

Correndo o risco de ser considerado pelos iletrados que não souberam ler a mensagem do lider do PSD, e que por isso precisam de assistir às aulas de português na nova "Telescola", de antipatriota eu não me junto a esse coro.

E não junto por varias e poderosas razões. É verdade que a vender a imagem do Governo, ninguém ganha a António Costa, mas a verdade é que nem a sua perspicácia politica têm sabido esconder as debilidades de um governo que sempre foi um governo fraco constituido na sua maioria por incompetentes.

Devido à nossa situação geografica fomos os ultimos na Europa a apanhar com a "onda" pandemica, tendo por isso quase 2 meses de "folga" relativamente a paises como a Coreia do Sul ( um caso de sucesso) ou mesmo a Itália (a desgraça que todos conhecem). 

Nesses 2 meses que fizeram os ministros, que fez o governo? Pouco mais de nada! Vejamos pequenos exemplos:

- Fecho das escolas:- 1 semana depois do reitor da Universidade de Coimbra ter fechado a universidade e mesmo assim sob pressão do Marcelo.

- Mascaras: - foi uma palhaçada completa, porque o governo adormeceu e não comprou nem pediu à industria que fizesse. O bastonário da Ordem dos médicos anda há pelo menos um mês a pregar aos peixinhos sobre a necessidade do uso das mascaras e ainda hoje o sr. Costa não teve a coragem politica de decretar o uso obrigatório de mascaras em espaço publico.

- Ventiladores: Andaram duas semanas a contar os ventiladores e hoje dizem que têm mais de mil, mas temos apenas 634 camas de cuidados intensivos!!! Para que servem os ventiladores sem camas?

Isto são só pequenos exemplos.

Depois, MIL mortos nesta altura do "campeonato" correu assim tão bem? Eu que sou exigente não acho e queria que no meu país tivesse corrido melhor.

Neste momento, apesar do célebre "R" continuar teimosamente acima de 1, (cada infetado contamina em média 1 pessoa) decidiu o governo, num discurso cheio de contradições  (como, bem, questionou a Dra. Ferreira Leite, para que abrimos as lojas se depois pedimos às pessoas para continuarem em casa?) começar a reabrir a economia.

Também aí o governo começa mal e a incompetência dos ministros, (a maioria desaparecidos em combate) se fez notar.

Imaginemo-nos, por momentos sócio gerente de uma micro/pequena empresa , que tinha entrado em lay off; 20 e tal papeis depois (olha se não fosse simplificado), e a quem o  Sr, Costa tinha prometido pagar 1/3 dos salários, com um mês de atraso, a 28 de Abril e no dia 26 diz:- olhe afinal só vou pagar lá para o dia 15 de Maio, se Deus quiser! Adiante aí os salários...

Será que apetece bater palmas?

Mas há mais, mandar as pessoas para o sofá, por chato que seja é muito fácil. 

Vamos ser muito otimistas e vamos pensar (será mais um sonho, mas o sonho comanda a vida) que vai haver uma vacina em Outubro! Novembro para vacinar o pessoal e em Dezembro é preciso arregaçar as mangas!

Trabalhar 12 horas e receber só 8, porque é preciso salvar as empresas, a economia, o país! 

Veremos se corre tão bem!

Comentários