Velhos são os trapos


O vice-presidente dos Estados Unidos da América disse no inicio da crise do covid19, qualquer coisa que fez passar a ideia de que os "velhos" se deveriam sacrificar pelo país, para salvar a economia. Defendia na altura o Presidente Trump, que o país não deveria fechar, que o covid não passava de uma gripezinha que tornava imune quem fosse contagiado e que as eventuais vitimas teriam que se aceitar como danos colaterais. 



A monstruosidade dos números fez-los mudar radicalmente de posição.

Idiotas, Hitler não diria melhor. Os "velhos" têm um papel essencial na sociedade, que não é dispensável e precisa ser protegido. Não há futuro sem passado e deixará de haver Democracia se deixarmos que se passe por cima dos princípios e dos valores civilizacionais que construímos e de que não podemos de forma nenhuma prescindir. 



Ramalho Eanes, um homem bom que já na crise de 2011 soube dar o exemplo e dizer o que na altura estava certo, numa entrevista emotiva e que tocou a maioria dos que a ouviram, teve uma frase infeliz. "Nós os "velhos", se necessário, cederemos o ventilador ao homem com mulher e filhos". Trata-se neste caso, do bom coração, da coragem do soldado, da formação militar do General habituado a comandar pelo exemplo. 

Veio-me logo à ideia a imagem do candidato Eanes, na primeira campanha presidencial, que perante a confusão e os tiros subiu para cima do carro para controlar a situação.

Exatamente pelas razões apontadas e ainda porque a decisão de escolher entre dois doentes, (rezemos para que não aconteça), terá que ser SEMPRE tomada pelo médico, com base em fundamentos clínicos e éticos, a frase, pelas interpretações distorcidas que pode propiciar, bem podia ter ficado por dizer.

...mas que não restem duvidas, o Eanes é fixe!


Comentários